OPERAÇÃO FLORESTA SEGURA 2020 - AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO - 28/02/2020; 18 HORAS
Os incêndios de 2017 ocorridos em Portugal, constituíram uma das maiores devastações de que existe registo no âmbito dos incêndios florestais. A perda de vidas humanas, a devastação de mais de 500 mil hectares, a destruição de casas e empresas, a consequência ambiental e económica despertou a sociedade para a relevância do problema dos incêndios.
O fenómeno dos incêndios rurais em interface urbano-florestal, isto é, em terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, tem vindo a constituir a principal preocupação, uma vez que os combustíveis finos mortos acumulados potenciam a ocorrência de incêndios que se caracterizam pela sua violência e pela proximidade das áreas edificadas numa realidade sem precedentes.
O uso do fogo pelas comunidades, na realização de queimas e queimadas, continua a ser realizado através de perceções perante o risco de incêndio florestal muito assentes no costume e em crenças desatualizadas relativamente ao clima atual, pelo que urge consciencializar os cidadãos para uma real perceção do risco de incêndio florestal e das consequências que podem advir do uso indevido do fogo.
Deste modo, a União de Freguesias de São Miguel de Souto e Mosteirô em parceria com o Núcleo de Proteção Ambiental do Comando Territorial da GNR de Santa Maria da Feira, irá levar a cabo uma ação de sensibilização destinada à população em geral e sobre a temática aludida.
A Ação terá lugar no dia 28 de fevereiro de 2020, pelas 18:00 horas, na sede da União de Freguesias, em são Miguel de Souto.
NÃO FALTE!